Laboratório de Intervenção Urbana

O Laboratório de Intervenção Urbana consiste em um espaço de pesquisa, formação e criação em artes interventivas urbanas, através de experimentações, vivências, proposições e construções diversas, num ambiente de criações para artistas do campo das artes da intervenção urbana, por meio de expressões contemporâneas que redefinam a nossa relação com a cidade. 

Aqui a nossa questão principal são as artes interventivas, em suas diversas ramificações e desdobramentos que por ela são geradas. A própria cidade se faz matéria de criação não apenas de artistas, mas de todos aqueles que reinventam os sentidos do espaço urbano através de diversas experiências compartilhadas. A população redefine os espaços à medida que ela vai incorporando, simbolicamente, os espaços a sua vida, e a partir de suas relações afetivas.

O laboratório tem como público principal jovens de 16 a 29 anos, oriundos de regiões não-centrais da cidade. Constituído de oficinas, é destinado aqueles que desejam vivenciar, por um período de 3 (três) meses, pesquisas e práticas em intervenção urbana, em construções individuais e coletivas, com outras/os artistas, pesquisadoras/es e agentes de criação de Fortaleza. Teve ações e atividades no CUCA Jangurussu, na Associação de Moradores no Palmeiras, no Conselho Nova Vida (CoNVida), Companhia Bate Palmas e Associação Emancipadas, , entre aulas divididas em momentos de pesquisas/estudos dentro do espaço de sala, como também momentos de imersão na cidade, realizado em espaços externos, fora do ambiente da sala de aula. 

O Laboratório de Intervenção Urbana  é um projeto do Ateliê Casamata, apoiado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, através do XI Edital Ceará de Incentivo às Artes 2016 – Artes Visuais, com apoio da Rede CUCA, equipamento da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações no site do laboratório.