Lutar pelo desmonte das estruturas e ferramentas coloniais passa necessariamente por agir ativamente contra tudo que possa nos impossibilitar estar vives em plenitude. Dessa forma, é preciso compreender a dimensão que um vírus pode alcançar no mundo e que pode atingir de forma bastante violenta especialmente corpos e corpas que estão em grupos de riscos e pessoas em situações de vulnerabilidades sociais e físicas. É preciso que cada pessoa seja sujeita ativa de sua própria proteção e proteção de quem está ao seu redor, não somente no caso da Covid 19, mas também em relações a outras doenças que nos atingem diretamente e diariamente. Se faz necessário e urgente que cada ume execute suas ferramentas de proteção, cuidado e que construamos juntes um mundo em que nossas vidas sejam possíveis e impossíveis.
A CASAMATA realizaria agora em março a quarta edição do programa Desmonte Colonial, mas tendo em visto os casos que surgem em Fortaleza e as ações que estão sendo tomadas para evitar aglomerações e previnir novos casos, nosso encontro agendado para o próximo dia 28 está suspenso temporariamente. Já a residência artística Memórias Negre-Natives, que estava programada para acontecer no mês de abril terá seu calendário alterado e as inscrições estão nesse momento prorrogadas até dia 15 de abril. Logo menos daremos notícias sobre o período exato das atividades da residência, assim como as atividades do Desmonte Colonial e dos lançamentos que estávamos programando para o primeiro semestre de 2020.
Que esse momento sirva não para trazer pânico, medo generalizado e/ou ansiedades extremas, mas que possamos cada ume, na medida do possível e das nossas limitações, nos proteger. Permaneceremos vivas, vives e vivos!
Atenciosamente
CASAMATA